Dicas para fazer um currículo surpreendente
Uma candidatura a emprego no Brasil deve incluir uma carta de capa de uma página, e um CV de não mais de duas páginas. Não é necessário anexar transcrições de grau, cópias de diplomas ou referências em primeira instância. Comece o seu CV com os seus dados pessoais de contacto: endereço de rua, números de telefone e fax, Endereço de E-mail.
Em seguida, sob o título “Educação”, listar os nomes e locais de suas escolas, faculdades ou universidades, anos de frequência, matérias estudadas, certificados e/ou diplomas obtidos. Indique também os cursos adicionais, os períodos de estudo ou de formação no estrangeiro e qualquer formação especializada que possa ter recebido, tais como competências informáticas ou numa língua estrangeira.
Em seguida, enumere a sua experiência de trabalho: para cada cargo, indique as datas de emprego, o nome do seu empregador, o seu título, as suas responsabilidades e realizações. A ordem cronológica deveria ser inversa, com uma explicação das eventuais lacunas em matéria de emprego. Promoções, prêmios, reconhecimentos especiais devem ser destacadas. Em seguida, listar afiliações profissionais que são relevantes para o seu trabalho, e descrever o seu envolvimento dentro das organizações.
Mencionar o seu estado civil (é casado? Qual é a sua cidadania?). No final, fornecer uma lista de empregadores anteriores ou similares que poderiam atuar como árbitros, se e quando necessário.
Muitos empregadores brasileiros aceitarão pedidos de emprego por e-mail ou fax.