Entenda os critérios de publicação do Google Acadêmico
O Google Acadêmico é um dos principais portais de buscas para produção científica, ficando atrás somente do Web Science. Entretanto, essa ferramenta é tão cheia de recursos que é até bem provável que os usuários não conheçam como usá-la da forma mais correta.
Críticos comentam que o Google Acadêmico utiliza fatores de ranqueamento para as publicações acadêmicas, assim, a pesquisa por bibliografia pode acabar sendo comprometida porque não está em busca dos conteúdos mais relevantes, mas sim os sites que possuem melhores performances nos critérios do buscador.
Para escapar dessa armadilha do Google Scholar é importante, em primeiro lugar que você aprenda a usar os recursos do Google acadêmico e, depois, conheça, abaixo, os critérios de publicação desse software.
Autores independentes
Se você é um autor solo, é melhor prática fazer upload de artigos para o seu site, criar uma página web de publicações e tornar seus artigos acessíveis através de um link facilmente visível.
Para que seus artigos sejam indexados com sucesso no Google Scholar, eles devem ser formatados como um arquivo PDF. Uma vez que o acima foi implementado, os rastreadores do Google irá indexar suas publicações.
Novos uploads de conteúdo pode levar muitas semanas ou meses para ser indexado e obter conteúdo atualizado re-indexado pode levar até vários meses.
Se os problemas persistirem, você deve começar a resolver isso, confirmando que o seu repositório de hospedagem é compatível com o Google Scholar e lendo o Guia de solução de problemas de inclusão do Google Scholar.
Depósitos universitários
Repositórios de educação terciária devem hospedar artigos usando o software mais recente de Eprints, Digital Commons ou DSpace. Saiba também que é possível encontrar muito conteúdo relevante no Google Play Livros, onde também há bastante publicação acadêmica, sobretudo, em formato de livros. Ás vezes é preciso investir um pouco de dinheiro, entretanto, costuma a ser várias vezes mais barato do que os livros físicos.
Editores de jornais
Para hospedar pequenos números de artigos de revistas em um site, o Google recomenda os Serviços de hospedagem: Atypon, Highwire Press ou MetaPress. Para hospedar um grande número de artigos de revistas em um site, o Google recomenda os Serviços de hospedagem: JSTOR ou SciELO. Por favor, verifique com esses serviços de hospedagem para garantir que eles suportam a indexação no Google Scholar. Se for capaz de gerir o seu próprio site e publicações, o Google recomenda o download e a utilização de Sistemas de jornais abertos.
Critérios de conteúdo
Para atender aos critérios para a indexação do Google Scholar, a maioria do conteúdo do seu site deve ser publicações acadêmicas, incluindo artigos de jornais, relatórios, rascunhos, resumos e afins. Note que crawlers não irá indexar revisões de livros, editoriais, notícias, artigos de revistas e outros artigos semelhantes de baixa autoridade sobre Google Scholar. Se os arquivos que você queria indexar no Google Scholar excederem 5MB (por exemplo, livros longos), eles devem ser enviados para o Google Books primeiro.
Conteúdo acadêmico que é carregado para o Google Books automaticamente atende aos requisitos de inclusão para o Google Scholar.
Utilizando resumos
Quando um pesquisador pousar em seu site, tanto o resumo escrito pelo autor completo (ou todo o artigo de que o seu resumo é de) deve ser facilmente visível e acessível. Isto significa que os pesquisadores não devem precisar de completar qualquer atividade (por exemplo, assinar, fechar anúncios ou pop-ups, deslocar para baixo, etc.) a fim de acessar e ler o resumo completo.
Critérios de formatação e estrutura para gatinhar
formate o seu site
É necessário estruturar o seu site para facilitar a determinação dos URLs de todas as suas publicações. Para que o Google rastreie seu conteúdo de forma eficiente, seus arquivos devem ser formatados como HTML ou PDF. Qualquer documento PDF deve ter texto tal que o leitor Adobe Acrobat pode procurar e selecionar palavras.
Estruturar o seu site
Para garantir que os crawlers possam localizar seus artigos, você deve ser capaz de navegar para cada artigo através de não mais de dez links HTML de fácil acesso.
Se o seu site contém um pequeno número de artigos, então uma lista de links deve existir em uma página HTML separada, simples e facilmente acessível. Estes links devem cada ponto para o seu artigo apropriado. Lembre-se que este arquivo deve ser um PDF do artigo completo.
Para sites com milhares de artigos, é uma boa prática fornecer aos rastreadores do Google uma lista completa de seus artigos por data de publicação. Outros valores de encomenda, como o nome do autor ou palavras-chave específicas, levam muito mais tempo para que os crawlers indexem e isso pode levar a que o seu artigo tenha uma má classificação nos resultados de pesquisa do Google Scholar.
Se o seu site tem centenas de milhares de artigos, você deve adicionar uma página listando todos os artigos da última quinzena, também por ordem de data de publicação. Ao fazer isso, seus trabalhos serão novamente rastejados com mais frequência para garantir que seu grande número de publicações sejam indexadas no Google Scholar.
Você também deve evitar meios de navegação, tais como JavaScript, Flash e formulários de usuário, uma vez que estes são difíceis para crawlers para localizar seus papéis. Para sites que já usam esses meios extensivamente, você precisa integrar uma opção “ordem por data” usando apenas links HTML simples.
Bibliografias, referências e indexação do analisador
O Google Scholar reconhece informações das bibliografias e referências dos seus artigos utilizando um software automatizado chamado “parsers”. Os artigos podem ser mal indexados se sua informação bibliográfica estiver incorreta ou não corresponder às referências de outros artigos. Assim, é necessário publicar artigos com meta-dados bibliográficos e de referência que os analisadores podem processar.